As pessoas se habituaram de forma tão rápida a serviços financeiros digitais, que nem se dão conta do quanto a tecnologia impactou o cotidiano de todos. Você, por exemplo, se lembra de quando foi a sua agência pela última vez para realizar uma transação bancária?
Há alguns anos, no mundo corporativo a disponibilidade desta tecnologia do setor financeiro é ainda maior e suas transformações mais rápidas e impactantes, chegando a um novo patamar de excelência, a chamada Finanças 4.0.
Mas, afinal, o que é Finanças 4.0? Como ela funciona? Quais suas vantagens? Todas as empresas podem ser beneficiadas? Como ter acesso a este novo universo? Quais as principais tecnologias? E como ela está alinhada ao BPO Financeiro?
O que é Finanças 4.0
O termo Finanças 4.0 é usado como referência para tecnologias avançadas e de alto nível, aplicadas as rotinas dos setores financeiro e administrativo, com o objetivo de potencializar os resultados buscados e aproveitar, ao máximo, os dados financeiros gerados.
Embora a presença dos recursos tecnológicos seja uma realidade que atinge de forma definitiva o dia a dia de todos, muitas vezes, não a percebemos justamente pelas facilidades e vantagens que oferecem.
Um exemplo deste avanço representado pela Finanças 4.0 é a criação e uso do Pix como recurso de operação financeira altamente tecnológica. Foi preciso muito avanço em tecnologia por parte das empresas do setor financeiro para chegar ao nível de oferta dos recursos alcançados de forma tão simples e eficiente para as pessoas.
Como funciona a Finanças 4.0
Uma forma simples de entender como funciona este novo processo tecnológico é através da evolução ocorrida ao longo dos anos nos sistemas bancários, onde a percepção dessa evolução fica clara, ao mesmo tempo que perceptível o quanto ela se moldou as necessidades do mercado e favoreceu os usuários do sistema. Em um primeiro momento (Finanças 1.0), havia o sistema bancário com recursos limitados a processos manuais e ações totalmente presenciais; num segundo momento (Finanças 2.0) iniciaram as transações bancárias on-line e digitais, o que proporcionou comodidade e acessibilidade aos usuários, ao mesmo tempo em que foi possível reduzir prazos e garantir mais segurança nas informações; após este momento, a automação e a análise dos dados contribuíram com que as empresas pudessem aproveitar melhor as informações geradas e, assim, tomar decisões mais assertivas. Finalmente, chegamos a Finanças 4.0, com a integração de todas as tecnologias desenvolvidas até o momento para o setor financeiro, o que torna as gestões corporativas mais ágeis, inteligentes e estratégicas.
Quais as suas vantagens?
Considerando o quanto a inovação tecnológica avançou, como demonstrado, a verdade que se impõe é que este processo ainda tem muito o que evoluir. Outra certeza é que se adequar a esta realidade faz toda a diferença em pontos muito importantes para empresas e corporações, que podem obter, entre tantas vantagens, as seguintes:
Análise de dados
O uso de ferramentas específicas permite o cruzamento de informações e dados financeiros que permite maior visibilidade e controle dos processos
Transparência
Softwares de gestão financeira e outros recursos dão mais credibilidade e transparência aos dados compartilhados
Segurança
Os recursos tecnológicos à disposição das empresas garantem que os dados estratégicos e sigilosos sejam armazenados de forma mais segura, tanto interna quanto externamente, reduzindo ainda as chances de ataques de hackers, por exemplo.
Modernização
Para além de apenas substituir o trabalho burocrático e tradicional, no novo patamar tecnológico 4.0 as empresas passam a contar com uma gestão financeira mais ágil e ao mesmo tempo mais fácil e ser controlada, tornando as decisões mais atualizadas ao mercado onde estão atuantes.
Aproveitamento dos profissionais
Com softwares e máquinas substituindo os processos rotineiros e mecânicos, as equipes do setor financeiro têm a possibilidade de se dedicar as estratégias dos negócios e focar no que realmente importa para toda empresa, seu desenvolvimento e crescimento sustentáveis.
Gestão com menos burocracia
Assim como a Finanças 4.0 permite melhor aproveitamento dos profissionais, e mesmo como resultando desse aproveitamento, a integração das tecnologias também garante maior eficiência e otimização dos processos, reduzindo prazos e digitalizando dados e informações, o que afeta diretamente na redução da burocracia, um dos inimigos da boa gestão financeira.
Serviços personalizados
Assim como seu computador ou smartphone parece responder as suas dúvidas e questionamentos, lhe oferecendo dados que possam interessar, mesmo quando não faz a pesquisa direta – e isso ocorre por meio dos algoritmos que detectam zonas de interesse – esses mesmos algoritmos podem gerar recomendações e estimular decisões mais assertivas aos seus clientes.
Lançamentos de novos serviços
Da mesma forma que os serviços e atendimentos podem ser personalizados com uso de algoritmos, também novos produtos e serviços podem ser lançados atendendo, de forma mais eficiente e eficaz, as necessidades e demandas do mercado. Com isso, passa a ser maior a perspectiva de sucesso destes lançamentos.
Todas as empresas podem ser beneficiadas
A resposta é sim! Na verdade, a tecnologia 4.0 passa a ser imperativo para a sobrevivência e prosperidade das pequenas e médias empresas, indo muito além de ser apenas uma estratégia de adaptação.
Isso, porquê pode ser utilizada sem a necessidade de grandes investimentos, podendo estes serem feitos de forma ajustada as necessidades e possibilidades de cada uma, com a vantagem de utilização dos equipamentos já disponíveis.
Ao mesmo tempo, existem estudos que demonstram que empresas de pequeno e médio porte atingem melhor despenho em otimização de processos, inovação e competitividade como resultados da utilização da tecnologia de Finanças 4.0.
Assim, é esperado que alcancem:
- Eficiência operacional
- Redução de custos operacionais
- Melhoria na qualidade de produtos e serviços
- Análise de dados mais avançadas
- Melhoria na comunicação e colaboração
- Maior segurança cibernética
- Criação de uma nova cultura inovadora
- Crescimento financeiro sustentável
Artigo publicado pela RevistaFT – Revista Científica de Alto Impacto, em novembro de 2023 (‘Tecnologia 4.0 e sua importância para o crescimento de pequenas empresas’), apresenta dados compilados que reforçam os importantes benefícios da implantação da Finanças 4.0 para as pequenas empresas:
“A implementação da Tecnologia 4.0 nas pequenas empresas emerge como um catalisador transformador, oferecendo resultados tangíveis e impulsionando o crescimento sustentável. De acordo com as pesquisas realizadas, pode-se observar que a implementação gera melhorias significativas na eficiência operacional, redução de custos, aprimoramento da qualidade de produtos e serviços, e uma adaptação proativa às demandas do mercado.
Enquanto isso, a realização de análise dos dados contribui para a personalização orientada por dados, proveniente da análise de big data, proporcionando uma melhor experiência para os clientes e também fortalece a posição competitiva da empresa. A comunicação eficaz e a colaboração facilitada pela Tecnologia 4.0 são elementos cruciais para uma resposta ágil às mudanças no ambiente de negócios.
Contudo, é imperativo destacar os desafios inerentes, particularmente no que diz respeito à segurança cibernética, sendo que está deve permanecer no epicentro das estratégias, garantindo a proteção dos dados e sistemas contra ameaças em evolução constante.
A criação de uma cultura organizacional inovadora, incentivando a participação ativa dos colaboradores, emerge como uma peça-chave no quebra-cabeça do sucesso da implementação. O engajamento contínuo da equipe ajuda a transição para as novas tecnologias e também auxilia na busca por soluções inovadoras.
Desta forma, a pesquisa traz que a jornada da Tecnologia 4.0 nas pequenas empresas é um investimento estratégico que transcende os aspectos operacionais, alcançando uma redefinição cultural e econômica.”
Como ter acesso a este novo universo da Finanças 4.0
Seja qual for o porte da empresa, é preciso definir os passos necessários para que a implementação do Finanças 4.0 seja o mais eficiência possível. Assim, é importante, entre outros:
- Revisar e mapear processos: conhecer a fundo o próprio negócios e suas características, com levantamento do fluxo de trabalho;
- Automatizar: definir quais as atividades que já foram ou precisam ser automatizadas;
- Escalar: garantir se há flexibilidade de produção e gerencial necessárias para suportar o crescimento da demanda, mantendo a qualidade de produtos e serviços;
- Aplicar Inteligência Artificial e automação: para além da substituição de processos manuais, a IA deve ser aliada em decisões que requerem maior critério de avaliação;
- Integrar ferramentas: preciso garantir que a comunicação financeira interna esteja integrada;
- Definir coleta de dados: após as etapas iniciais, a coleta de dados em tempo real leva à análise do que realmente vai impactar positivamente na busca por resultados.
As principais ferramentas na Finanças 4.0
As principais ferramentas da tecnologia Finanças 4.0. a serem destacadas são:
Inteligência artificial
Por meio de softwares de gestão financeira, estabelece padrões, identifica falhas e projeta estimativas, entre outras aplicações.
Computação em nuvem
Por meio desta tecnologia, os dados financeiros do negócio podem ser acessados e administrados de forma online e remota.
Blockchain
Conhecida há cerca de 10 anos, esta tecnologia funciona como uma espécie de livro contábil digital. Tem como principal função registrar transações por meio de blocos de dados interligados. Permite negociações mais ágeis e confiáveis entre parceiros comerciais.
Machine Learning
O Machine Learning é o subconjunto da Inteligência Artificial (IA), que se concentra na construção de sistemas que aprendem ou melhoram o desempenho, com base nos dados que consomem.
IoT
A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet.
BPO Financeiro para as pequenas empresas
Embora as possibilidades de ingresso neste novo universo tecnológico sejam diversas e seus benefícios sejam inquestionáveis, estes resultados positivos só serão alcançados de maneira segura respeitando etapas fundamentais no processo.
É sempre necessário avaliar a forma, o modelo e o melhor momento para este ingresso. Uma das formas de escalar este patamar de desenvolvimento é por meio da parceria com as empresas de BPO Financeiro, que utilizam tecnologias de ponta de forma acessível.
O BPO Financeiro tem se firmado como uma das formas mais assertivas para pequenas e médias empresas terem acesso à tecnologia Finanças 4.0 por dominarem o conhecimento e as ferramentas necessárias para a adaptação a esta evolução tecnológica que se impõe cada vez mais.
A terceirização tem alcançado excelentes resultados ao aliar a expertise de quem se capacitou profundamente para oferecer tais serviços as necessidades específicas e personalizadas de quem a contrata.
Ou seja, é a mão de obra qualificada que disponibilizará ferramentas tecnológicas em contato direto com o gestor e sua equipe, oferecendo o apoio necessário para resolução de seus problemas ou apontando caminhos e oportunidades, sem que isso gere uma escalada de custos e despesas com contratação de equipes próprias.
Como as Finanças 4.0 se alinham ao BPO Financeiro
A contratação do BPO Financeiro ou a terceirização dos processos financeiros de uma empresa representa que especialistas altamente qualificados, como os profissionais da Controlla Finanças, passarão a executar todos as atividades inerentes ao setor.
Com isso, o empresário ou empreendedor terá mais tempo livre para que ‘cuidar’ das demandas que exigem sua posição, análise e tomada de decisão, abrindo oportunidades de negócios, crescimento e lucratividade.
Para isso, uma das exigências das empresas que prestam este tipo de serviço é que dominem todo o conhecimento disponível a respeito da aplicação e uso das ferramentas utilizadas para tais tarefas. Não seria possível a um BPO Financeiro alcançar os objetivos das empresas que atende se não disponibilizasse tais recursos.
Recursos tecnológicos como IA, Machine Learning e Blockchain garantem melhor aproveitamento de dados financeiros e modernizam o planejamento e a gestão dos negócios.
No entanto, o atendimento deve ir mais adiante e, além de disponibilizar e utilizar as ferramentas, o BPO Financeiro pode usar o sistema Finanças 4.0 para individualizar os atendimentos de acordo com referências, expectativas e objetivos das próprias empresas.
Sem importar seu porte ou setor de atuação. Sempre, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, de acordo com as características das empresas e suas necessidades.
Por isso, empresas como a Controlla Finanças ocupam um lugar de excelência e excepcionalidade nos serviços que prestam.
Para saber mais sobre como garantir o desenvolvimento de sua empresa, utilizando os recursos tecnológicos do Finanças 4.0, dentro do sistema de BPO Financeiro, contando com profissionais altamente qualificados faça contato com a Controlla Finanças. Saiba como ter acesso à revolução tecnológica em curso e garantir todos os benefícios para os seus negócios.