As vantagens da sustentabilidade financeira

Muito se ouve a respeito do termo sustentabilidade, na maior parte das vezes, relacionado a boas práticas ligadas ao meio ambiente.

Mas, ele também se tornou comum, há algum tempo, por evidenciar ações positivas relacionadas  ao mundo corporativo, através de seu uso na definição de Sustentabilidade Financeira.

Mas, afinal, o que é e do que trata a Sustentabilidade Financeira?

Trata-se de um conjunto de práticas e ações que busca o equilíbrio entre o lucro e a responsabilidade corporativa.

Ao mesmo tempo em que forma a base para uma gestão financeira prudente, que garanta a longevidade sustentável das organizações e sua representação diante de causas sociais e ambientais.

Também pode ser definida de forma mais simples, como práticas que proporcionem às organizações a capacidade de crescer corporativamente, mantendo suas operações saudáveis e equilibradas.

Ou ainda, um estado que permite a conservação das finanças, mantendo a capacidade das empresas de serem fortes, estáveis e consistentes ao logo do tempo.

QUATRO Gs

A base da Sustentabilidade Financeira está alicerçada em quatro pontos primordiais: Gerar, Gastar, Guardar e Ganhar, sendo:

  • GERAR: como o próprio termo define, é a capacidade da empresa de criar receita, inclusive a partir de práticas ligadas à sustentabilidade do meio ambiente. Um exemplo, é a redução da geração de resíduos, como no caso de uma empresa do ramo de construção civil.
  • GASTAR: este tópico se refere a atenção aos custos da empresa, como valor de mão de obra, matéria-prima, impostos, e aquisição de ferramentas e recursos tecnológicos. Trata-se de saber o que pode ser feito para manter a qualidade de serviços e produtos gastando de forma inteligente.
  • GUARDAR: neste ponto, até as donas de casa sabem a importância de se ter reservas. Em uma organização, é importantíssimo ter recursos disponíveis para superar eventualidades, como a quebra de um equipamento essencial para a produção. Contando com a reserva, é possível superar o momento crítico, sem grandes abalos no andamento do negócio e sem ter que recorrer a empréstimos ou financiamentos que não estavam previstos.
  • GANHAR: este último tópico é, praticamente, resultante dos demais. A máxima de que “dinheiro gera dinheiro” pode ser aplicada. Uma vez saudável, a empresa mantém uma boa produção e clientes satisfeitos.
sustentabilidade financeira

Quais seus benefícios e qual importância da Sustentabilidade Financeira?

Embora possa parecer algo específico do mundo corporativo, praticar a Sustentabilidade Financeira é uma prática exercida diariamente, por exemplo, por incontáveis donas de de casa.

Isso ocorre quando elas tomam decisões estratégicas que garantam suprir as necessidades da casa ou da família, com despesas que são incorporadas sem dificuldades nos gastos previstos.

Isso, porquê, anteriormente, foi definido um planejamento que garantiu cobrir as despesas, mantendo ainda uma sobra para imprevistos.

No mundo corporativo as situações e decisões são um tanto mais complexas.

Mas, o exemplo serve para esclarecer, em termos, como é possível praticar a SF, gerenciando os recursos disponíveis de forma responsável, como forma de reduzir o risco de enfrentar dificuldades financeiras no futuro.

A Sustentabilidade Financeira contribui também para que a empresa não crie dívidas excessivas e possa manter sua solidez financeira ao longo do tempo.

Com estabilidade nas finanças, as empresas tanto têm mais facilidade de passar por momentos ou períodos de instabilidade econômica, quanto podem planejar melhor seu crescimento, investindo, por exemplo em tecnologia e inovação.

Então, seja no corporativo como na vida real, existem várias razões para aplicar as ideias de Sustentabilidade Financeira:

1. Segurança financeira

Permite que a pessoa ou empresa tenham dinheiro suficiente para cobrir suas necessidades básicas, como alimentação, moradia e saúde. Ou os processos de produção, rentabilidade e investimentos.

2. Independência financeira

Pessoas e empresas poderão ter dinheiro suficiente para viver sem ter que trabalhar ativamente para isso. Ou seja, sua produção vai ser rentável, sem que você tenha que se preocupar todos os dias com o andamento.

3. Preparação para o futuro

Permite que empresas e pessoas economizem e invistam recursos em projetos de futuro. No caso das pessoa, aposentadoria, educação dos filhos. No caso de empresas, ampliação de parques industriais ou lançamentos de novos produtos. Para os dois casos, prevenir-se para situações de emergência.

4. Redução do estresse

Quando pessoas e empresários têm controle sobre suas finanças, se sentem mais seguros para tomar decisões e menos preocupados com o dinheiro.

5. Realização de sonhos

A sustentabilidade financeira pode ajudar a realizar sonhos. Seja comprar uma casa ou viajar pelo mundo. Empresas podem começar ou se expandir, abrir novos mercados ou compor parcerias por meio de investimentos. Com planejamento e economia, pessoas e empresas podem alcançar esses objetivos.

6. Contribuição para a sociedade

Por último, mas não menos importante, a sustentabilidade financeira permite a todos contribuir com a sociedade. Quando se é financeiramente estável, se tem a capacidade de doar para a caridade, apoiar causas que são importantes e fazer a diferença na sua comunidade. O papel é igualmente importante para pessoas e empresas, cada uma com suas responsabilidades e papéis a desempenhar!

Outros benefícios para as empresas proporcionados pela Sustentabilidade Financeira são:

  • O ganho de eficiência operacional, que pode levar a economias operacionais importantes.
  • Acesso ao capital, por meio de investidores que estão mais propensos e dispostos e aplicar recursos em empresas social e ambientalmente responsáveis.
  • Resiliência aos riscos, uma vez que empresas sustentáveis são mais resistentes a perturbações externas, como mudanças e eventos climáticas que possam afetar seus processos produtivos.

Então, como colocar em prática tais ações?

Não é algo inalcançável implantar essas práticas e usufruir da Sustentabilidade Financeira nas empresas. Mas, alguns pontos precisam ser observados e respeitados para o sucesso da empreitada, entre eles:

  • Avalie constantemente as informações financeiras: decisões são muito mais assertivas e eficientes quando se baseiam em informações e dados reais e atuais. Evite dívidas que terá dificuldades em quitar posteriormente;
  • Defina metas: elas devem estar alinhadas aos objetivos da empresa em relação a impactos que possam causar tanto sociais quanto ambientais;
  • Diversifique fontes de receitas: isso pode ser feito por meio da ampliação de produtos ou serviços, investimentos em tecnologia e inovação, e realização de parcerias, especialmente, aquelas ligadas ao meio ambiente.
  • Crie reserva de emergência: isso vai permitir que a empresa ou organização continue operando de forma equilibrada mesmo em momentos de instabilidade da economia ou mesmo do setor onde atua;
  • Faça um bom planejamento fiscal: ele pode trazer economias, melhorar e dar um upgraded financeira da empresa. Mas, é preciso estar atento as conformidades legais quanto ao recolhimento de impostos e taxas;
  • Crie o gerenciamento de riscos: essa medida vai amparar a empresa contra o inesperado, como desastres naturais ou a interrupção de uma atividade, por exemplo. Com essa medida, o empresário consegue garantir indenizações e a estabilidade para continuar operando;
  • Promova ações de eficiência operacional: isso se faz otimizando processos e integralizando tecnologias que vão contribuir com essa otimização. Também é possível identificar produtos e serviços que não agregam o valor esperado diante dos custos do seu desenvolvimento;
  • Mantenha a transparência em relatórios: nos dias atuais, a transparência de informações é fundamental para fortalecer a imagem das empresas e corporações, gerando confiança e solidez no mercado;
  • Mantenha o controle de gastos: não há muito o que acrescentar sobre  a importância deste item para a saúde financeira das empresas. O que pode ser acrescido é a necessidade de revisão constante e regular das despesas, gerenciamento de contratos de fornecedores e a renegociação sempre que for necessária, e a busca permanente pela eficiência operacional. Utilizar ferramentas específicas podem ajudar,
  • E finalmente, crie parcerias sustentáveis: tais parcerias com ONGs ou outras empresas e instituições podem ampliar as possibilidades de  abrir  novos mercados. Elas são ainda muito importantes para a aplicação e efetivação de iniciativas de responsabilidade social e ambiental.

Por quê é preciso simplificar e monitorar gastos empresariais?

Práticas eficazes de gestão financeira, boa governança, geração de valor e garantia podem transformar a saúde de qualquer negócio. Podem, por isso mesmo, garantir a escalabilidade empresarial.

Uma das práticas que pode ser implantada é o controle de despesas por meio do uso de cartões corporativos. Com ele, será possível gerenciar de forma mais realista e equilibrada as finanças. Cada colaborador que utilize os cartões poderá ser monitorado, e a conformidade legal assegurada por meio da geração de relatórios de gastos.

sustentabilidade financeira

Exemplo de modelo bem-sucedido!

Uma das empresas que é reconhecida pelo mercado como modelo de sucesso na implantação da Sustentabilidade Financeira é a Unilever, que obteve sucesso financeiro por meio de práticas sustentáveis. Neste caso, por meio da redução proativa de resíduos.

Em outubro de 2020, a Unilever assumiu o compromisso mundial de diminuir em 50% o uso de plástico virgem e utilizar 25% de plástico reciclado nas embalagens até 2025.

Em 2023, anunciou ter conseguido incluir a média de 27% de plástico reciclado, ou seja, pós-consumo, nas embalagens de todas as marcas do portfólio brasileiro até o encerramento do ano de 2022.

E assumiu o compromisso de atribuir valor ao plástico usado e combater diretamente a poluição plástica, a companhia subiu 6 pontos percentuais no índice de reciclabilidade, em comparação com 2021, quando obteve 21%.

Compromisso ambiental e social

Quando adotam a prática da Sustentabilidade Financeira, as empresas não apenas estão garantindo seu crescimento sólido, equilibrado e sustentável. Elas também impactam diretamente na preservação ambiental e social.

Por isso mesmo, essas práticas não são uma tendência passageira. São, antes, uma nova maneira de gerir os processos produtivos, de forma que possam impactar diretamente no meio onde estão inseridas.

Essa nova posição demonstra a relação de ‘ganha-ganha’ que pode se estabelecer entre o mundo corporativo e a sociedade. A sociedade ganha enquanto impactada diretamente pelas ações que preservam o meio ambiente. E a empresa ganha uma nova imagem diante do mercado, mais respeitada e valorizada, fortalecendo sua posição mercadológica.

Mas, quais os desafios para a implementação da Sustentabilidade Financeira?

As mudanças são cada vez mais rápidas na economia em todo mundo. O quanto elas impactam e afetam as corporações e os negócios vai depender de como se está preparado para enfrentar o que está por vir: o previsto e o projetado.

Dados do Banco Mundial projetaram para 2024 um desempenho preocupante para a economia global. E essa é a terceira projeção pessimista feita pelo maior órgão representativo das finanças mundiais.

A projeção para este ano foi de que o crescimento mundial deve desacelerar para 2,4%.

Entre as causas, estão vários fatores, como instabilidade geopolítica,  crédito restritivo e investimentos globais mais avessos ao risco.

Por conta dessa informação, o empresário que entendeu o quanto é importante contar com a Sustentabilidade Financeira precisa se posicionar.

É necessário criar um planejamento que supra as necessidades, que garante sua posição no mercado, suprindo as demandas inesperadas internas, mas também aquelas que são resultantes de fatores externos, e que estão totalmente fora de seu controle.

É preciso estar preparado para o inesperado, para enfrentar as dificuldades, sem perder o olhar seguro no futuro e no que é mais importante para a empresa: seu propósito.

sustentabilidade financeira

CONTROLLA FINANÇAS VAI TE AJUDAR

Para isso, a Controlla Finanças está à disposição para acompanhar o empresário nessa jornada bem-sucedida de garantir um futuro de desenvolvimento e crescimento sustentável de sua empresa.

Afinal, a Controlla está no mercado há mais de 25 anos, e acompanha, diariamente, as novidades e exigências do mercado.

Isso porque a empresa conta com uma equipe especializada em BPO Financeiro, que vai garantir todo amparo necessário para a implantação da Sustentabilidade Financeira e a manutenção da saúde da sua empresa.

Uma das formas para isso é por meio de uma boa gestão financeira, terreno no qual a Controlla Finanças ajudou centenas de empresários a colher ótimos frutos.

São milhões em transações , tendo como resultado mais de 3 milhões de boletos emitidos e recebidos, o alcance de mais de R$ 5 milhões em redução de custos financeiros junto a seus clientes e mais de R$ 1 bilhão em faturamento.

Entre em contato e alcance a Sustentabilidade Financeira de sua empresa, não importando qual o seu porte ou setor de atuação, uma vez que a Controlla Finanças se adapta às necessidades de seus parceiros de negócios!

Mais Posts